domingo, 15 de março de 2009

VOCÊ SABIA?

Itaquera
A região de Itaquera concentra uma população de 1.633.433 habitantes distribuídos em 4 Distritos: Cidade Líder, 98.920 habitantes; Parque do Carmo, 51.419 habitantes; Conjunto Habitacional José Bonifácio (COHAB II) 104.055 habitantes e Itaquera 191.494.
Até 1970 foi essencialmente agrícola (plantio de pêssegos), quando não tendo outra opção, indústrias aqui se instalaram aproveitando a mão de obra remanescente da migração para o Leste (Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Guaianazes, São Mateus, etc.) A Região conta hoje com cerca de 250 empresas de pequeno, médio e grande porte, concentradas na sua maioria no Polo Industrial de Itaquera recentemente regulamentado (1.992) e cerca de 1.100 estabelecimentos comerciais, que não absorve a mão de obra oferecida pela comunidade. Servida pelo Metrô, que concentra em sua estação Corinthians-Itaquera os terminais das linhas de ônibus que circulam pelos distritos e bairros periféricos, a Região é bem atendida pelas linhas que dispõe. A renda "per cápita" gira em torno de 6,12 salários por chefe de família, o que torna um atrativo para ofertas de produtos na sua maioria de primeira linha.
Etnicamente, a população é formada de nordestinos, descendentes de portugueses, italianos, espanhóis, lituanos, restando porém um pequeno agrupamento de descendentes orientais (japoneses), que teima em conservar suas tradições.
Como pode-se observar, a concentração humana é muito intensa, dada ao tipo de habitação que predomina nas construções das COHAB's, aumentando sensivelmente a densidade demográfica, no presente caso o Conjunto Habitacional José Bonifácio (edificações com 5 andares) (ano 2000).
Origem e desenvolvimento do Bairro
O bairro de Itaquera, localizado na Zona Leste de São Paulo, desenvolveu-se em grande parte sob a forma clássica de loteamento e vilas.
O Nome Itaquera surgiu pelo fato de existirem muitas pedras no local.Os índios que habitavam esta área, deram o nome ao local, que significa "Pedra Dura".Em 1837, só existiam duas fazendas formando o bairro: Fazenda Caguaçu, que pertencia aos carmelitas do Rio de Janeiro e a Fazenda do Dr. Rodrigues Barreto.
Após quatorze anos, as fazendas foram divididas em lotes e vendidas, os compradores fizeram algumas casas e construíram uma capela em louvor à Santa Ana, surgindo assim a Vila Santana. A Fazenda Caguaçu foi vendida à Companhia Carmozina, hoje Vila Carmozina.
Foi aí que começou a povoação de Itaquera, em ritmo acelerado.
Os moradores de Vila Carmozina ergueram uma capela em louvor à Nossa Senhora do Carmo, trazendo para a mesma uma pequena imagem (hoje, Matriz Nossa Senhora do Carmo).
O primeiro vigário foi o Revmo. Pe. José Bibiano de Abreu, natural de São Paulo, que inaugurou a Matriz a 23 de dezembro de 1928.
Entretanto, Itaquera nasceu com a denominação de "Paragem de Itaquera", quando o Pe. José de Anchieta, por volta de 1556, fundou o núcleo catequético Ururai (S. Miguel Paulista), ordenando a seguir que se abrisse uma estrada em direção ao Caminho do Mar, atual Estrada da Caguaçu, Av. Pires do Rio, Estrada de São Miguel, Estrada de Itaquera, Estrada da Fazenda e daí em diante, com várias denominações em virtude de sua incorporação aos arruamentos por onde passa, ou seja, Estrada João XXIII, Estrada de Sapopemba, Etc.
Com a denominação de "Paragem" veio até o fim do século XIX, quando já estava dividida e duas fazendas: Caguaçu e Nossa Senhora do Carmo.
A Estação ferroviária de Itaquera foi construída em 06 de novembro de 1875, por voluntários portugueses, húngaros e brasileiros.
Sendo nesta época o único meio de transporte, o trem, que transportava, além de passageiros, cimento, cereais e bovino.
Segundo o Sr. Norival Marton, ex- chefe da Estação, Itaquera é cognominada a "Capital da Linha Tronco da E.F.C.B.
A maioria da população concentrada em Itaquera exerce atividade na Capital, ou para lá se dirige para vender seus produtos.
A primeira Escola Mista do bairro estava localizada na Rua Dr. Luiz Pereira Barreto, sendo o diretor o Sr. Fábio Pereira Barreto, em 1900, as primeiras professoras foram: Sinhá Barreto e Leopoldina Barreto.
A primeira pessoa nascida em Itaquera, foi o Sr. Nicolino Mastrocola, em 22 de outubro de 1907, tendo terminado o curso primário em 1914, na escola acima citada.
Entre os moradores mais antigos de Itaquera podemos destacar: Dr. Rodrigo Pereira Barreto, Manoel de Almeida, Miguel Mastrocola, Francisco Gianetti, Pasqual Novelli, Emidio Campanella, o comerciante Amaury Fonseca. Itaquera em Constante Evolução
Num confronto com a Itaquera de ontem com a Itaquera de hoje, constatamos um progresso verdadeiramente acentuado, no Setor Industrial, Itaquera ainda tem muito o que crescer, possuindo apenas algumas industrias em expansão.
O comércio ainda é pouco desenvolvido, porém cresce constantemente.
A rede bancária cresceu bem, e hoje possui uma quantidade boa de diferentes bancos.
Há em Itaquera, inúmeras chácaras com hortaliças, flores, galinhas que se destinam à produção de ovos, nessa tarefa, os japoneses são os mais dedicados, destacando-se a Colônia Japonesa.
Como centro religioso, Itaquera possui a sua Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo e outras Igrejas, bem como vários estabelecimentos de ensino, tais como: G.E. Professora Emília de Paiva Meira, G.E. Hiroshima, G.E. Álvares de Azevedo, Liceu Camilo Castelo Branco, e vários outros G.E. instalados em vários pontos do bairro. Itaquera possui cartório de Paz e Imóveis, Fórum, Delegacia de Polícia e Associações Recreativas, possui ainda o SESC ITAQUERA que é um excelente local para o Lazer, e em matéria de acesso e locomoção não deixa a desejar, possuindo metrô e meios de transportes que possibilitam acesso a todos os pontos de São Paulo.
O Jornal do bairro, a "Folha de Itaquera", foi fundada há mais de 07 anos pelo prof. João Roman Flores. O primeiro redator de Itaquera foi o Sr. Julio de Mello e Silva

Nenhum comentário: