terça-feira, 3 de março de 2009

PRESIDENTE DA CAMARA TEVE DE SER ESCOLTADO PARA CHEGAR EM SEU GABINETE



Suplentes constrangem Temer por projeto que amplia número de vereadores
Manifestantes pedem promulgação de lei que abre mais vagas em câmaras.Presidente da Câmara teve de ser escoltado para chegar a seu gabinete.

Foto: Gilberto Nascimento/Agência Câmara
Manifestação de suplentes de vereador na Câmara dos Deputados (Foto: Gilberto Nascimento/Agência Câmara)
O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB) passou por uma "saia justa" nesta segunda-feira (2) ao ser cobrado por suplentes de vereadores que pedem a promulgação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta em cerca de 7 mil o número de vagas nas câmaras municipais de todo o país. Temer teve de ser escoltado por seguranças para chegar ao seu gabinete.

O constrangimento de Temer ocorreu quando ele chegou à Câmara, ele foi surpreendido por dezenas de suplentes de vereadores que pediam a promulgação da proposta. Temer explicou a posição da Casa: “Esta proposta precisa passar pela Câmara outra vez, não tem outro jeito."

saiba mais
Temer defende decisão de Chinaglia sobre PEC dos Vereadores
Temer pretende se licenciar da presidência do PMDB
A Câmara se recusa a promulgar a PEC porque o Senado retirou um artigo que obrigava a redução dos gastos nos legislativos municipais para compensar o aumento de vagas.

Insatisfeitos com a resposta de Temer, os suplentes começaram a gritar palavras de ordem e a fazer pedidos com o dedo em riste na frente do peemedebista. A segurança da Câmara interveio e escoltou o presidente até o seu gabinete.

Um dos líderes do movimento pela recomposição das câmaras, Fábio Persi (PSC-MG) disse que os suplentes não estão dispostos a esperar uma nova tramitação.

“Os suplentes vieram de todo o Brasil e vão acampar no Salão Verde. Não temos dinheiro para pagar o hotel e não temos culpa se a Câmara não fez um estudo do que estava sendo votado”. Persi destaca que a promulgação da PEC poderá gerar 30 mil empregos nos legislativos.

A disputa foi levada pelo Senado ao Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente Garibaldi Alves (PMDB-RN) entrou com uma ação para que a Câmara seja obrigada a aceitar a promulgação parcial da PEC. Na Câmara, a expectativa é de que o Senado recue e mande o projeto para nova avaliação dos deputados

Nenhum comentário: