quinta-feira, 19 de março de 2009

SERRA LANÇA PROGRAMA AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DE TODO ESTADO

Qui, 19/03/09 - 16h15
Serra lança programa de educação ambiental para crianças de todo o Estado
30 mil estudantes serão atendidos mensalmente pelo Programa Criança Ecológica, que abordará questões ambientais em espaços lúdicos e interativos
Milton Michida

Governador José Serra lança programa Criança Ecológica no parque Villa-Lobos

O governador José Serra e o secretário do Meio Ambiente, Francisco Graziano lançaram nesta quinta-feira, 19, o programa Criança Ecológica. O objetivo da iniciativa é sensibilizar as crianças entre 8 e 10 anos de todo o Estado e despertar nelas atitudes capazes de contribuir com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.
Para o problema ambiental ser enfrentado, destacou Serra, a educação é fundamental. “A população precisa ter consciência da existência desse problema e nada melhor que começar pelas crianças, porque elas são nosso futuro e também porque, a partir de agora, na medida em que vão aprendendo, elas passam a ser fiscalizadoras de suas casas, porque vão compreender o problema desde sua origem”, argumentou o governador.
O que é aquecimento global, desenvolvimento sustentável, bacias hidrográficas, uso racional da água e muitos outros termos ecológicos, presentes no cotidiano, serão mais facilmente assimilados pelas crianças com a participação no novo projeto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
A primeira área pública a receber um espaço dedicado para o Programa é a Villa Ambiental, localizada no Parque Villa Lobos. O Parque Ecológico do Guarapiranga, a Fundação Parque Zoológico de São Paulo, o Jardim Botânico e o Pomar Urbano são as outras áreas na capital paulista que vão sediar atividades de educação ambiental até o final 2009. Serão atendidos por mês 30 mil alunos da rede pública estadual, além do público em geral, aos finais de semana.
O secretário do Meio Ambiente, Francisco Graziano, disse que a Villa Ambiental não se trata de um espaço de visitação, mas sim de uma escola de educação ambiental. “Mais do que sensibilizar e transmitir conhecimentos, queremos transformar as crianças em agentes de mudanças. Por meio delas queremos atingir os pais, para fazerem a coleta seletiva de lixo e ter um comportamento ambiental adequado, por exemplo”, disse o secretário do Meio Ambiente.
Espaços lúdicos e interativos
Em todos os espaços a garotada terá atividades lúdicas e interativas sobre meio ambiente. Na Villa Ambiental, por exemplo, a missão da “meninada” é salvar o Planeta Terra do aquecimento global. Cada parque terá temas diferentes sinalizados por cores: azul corresponde à água; verde à fauna e flora; cinza à poluição, e amarela, que será no Villa Lobos, ao aquecimento global e educação para a vida.
Além disso, para atender com mais facilidade as escolas do interior, 29 Unidades de Conservação disponibilizarão uma programação específica para o Criança Ecológica, fora o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, na cidade de Campinas, o Bosque Municipal da Cidade de Ribeirão Preto, e a Estação Ciência da USP, na capital, que também sediarão atividades.
Para preparar os alunos para as atividades que serão desenvolvidas, os professores terão acesso a materiais didáticos com conteúdos que tratam a temática de cada agenda. Após a visita, as crianças receberão um livro intitulado “Criança Ecológica – Sou dessa turma” – e poderão fazer download das atividades e materiais pedagógicos disponíveis no site do Programa, que entrará no ar a partir desta quinta-feira: www.criancaecologica.sp.gov.br.
Da Secretaria do Meio Ambiente

Nenhum comentário: