segunda-feira, 23 de março de 2009

TREM TRAZ TURISTA À FESTA DO DIVINO


Trem traz turista à Festa do Divino
Publicado: segunda-feira, 23 de março de 2009
Saindo da Luz, as duas composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), puxadas por uma locomotiva datada de 1949, chegarão até a Estação dos Estudantes

Mogi das Cruzes foi incluída no projeto Expresso Turístico, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos nas localidades de Jundiaí, Perus, Luz, Mooca e Paranapiacaba. A inserção do Município foi um pedido feito pelo prefeito Marco Bertaiolli (DEM) ao governador José Serra, durante visita a Cidade no último dia 13. Na quinta-feira passada, o secretário-adjunto João Paulo de Jesus Lopes e o diretor da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Airton Camargo, estiveram na Prefeitura para definir os últimos detalhes.
A primeira viagem até o Município deverá ocorrer durante o período da Festa do Divino, que tem início no próximo dia 21 de maio. Além de conhecer todos os atrativos do tradicional evento que une religiosidade e folclore, o grupo visitará diversos pontos da Cidade. Saindo da Luz, as duas composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), puxadas por uma locomotiva datada de 1949, chegarão até a Estação dos Estudantes. No local, grupos de congada e moçambique, entre outras manifestações culturais, recepcionarão os turistas.
Um roteiro de visitação, com as principais atrações da Cidade, será preparado por agências de viagens juntamente com a Diretoria de Turismo da Prefeitura. Além dos locais da Festa do Divino, serão incluídos no passeio visita a uma praça da Cidade, que ainda está sendo definida, espaço em que será montada, pela Secretaria Municipal de Cultura, uma grande feira com os atrativos turísticos de Mogi.
O local será dividido em quatro "faixas". Numa delas, haverá uma exposição sobre a história da colônia japonesa, outra da Festa do Divino, um estande com as frutas e flores produzidas no Município e outra com artesanato. "O objetivo é que este seja um ponto definitivo de eventos e atrações em Mogi", afirma o prefeito.
Deste ponto, os turistas partirão para outros endereços, como Museus e Igrejas consideradas de preservação histórica. Entre elas, a Ordem Primeira e Terceira do Carmo. Já outro roteiro inclui a zona rural do Município com a produção de flores do Taboão, especialmente as orquídeas, já que Mogi das Cruzes coloca no mercado um milhão de vasos anualmente para abastecer todo o País. Também deverão ser percorridas outras áreas rurais, como plantação de frutas e hortaliças. Com isso, começa a ser formatado o compromisso da Prefeitura de criar o Circuito das Flores nos Bairros do Taboão, Itapeti e Lambari.
Também está em andamento uma parceria com o Instituto Ecofuturo para que o Parque das Neblinas, localizado numa reserva florestal dentro do Distrito de Taiaçupeba, seja incluído neste roteiro. A área integra o conjunto de fazendas denominado Pedra Branca e Sertão dos Freires, com 6,5 mil hectares, pertencentes à Suzano Papel e Celulose.
Desde 1988, o local recebe um programa para o manejo de eucaliptos, com técnicas ambientalmente responsáveis que proporcionaram a recuperação da Mata Atlântica, culminando na criação do parque. Aberto à visitação monitorada, todo o projeto desenvolvido no espaço visa uma integração maior entre o homem e a natureza a partir de ações com treinamentos de recursos humanos, eventos de educação ambiental, oficinas de fotografia, observação da fauna e flora, trilhas, banho de rio e caminhadas com acompanhamento de pessoas habilitadas.
Todo este complexo foi visitado pelo prefeito Marco Bertaiolli, no último dia 16. "É uma estrutura fantástica que tem de fazer parte do nosso roteiro turístico", destaca ele, acrescentando que a Prefeitura também vem desenvolvendo projetos paralelos para o fomento do turismo no Distrito de Taiaçupeba, que possui um grande potencial voltado para o ecoturismo e o artesanato local.
E este trabalho com os artistas da Cidade passa por uma capacitação profissional com o objetivo de incentivar novas técnicas e aprimoramento. "Nós queremos valorizar o que temos de mais bonito, mas que isso seja feito de forma profissional e empreendedora, com real possibilidade de geração de emprego e renda". Por isso, segundo Bertaiolli, a vinda do Expresso Turístico para Mogi das Cruzes é fundamental e mostra mais uma vez a parceria entre a Cidade e o Governo do Estado. "Ao trazermos o turista para conhecer estes atrativos, o turismo começa a ser fomentado e se desenvolve naturalmente".
Projeto
Uma vez incluída a Cidade no roteiro do Expresso Turístico, o prefeito salienta que agora irá conversar com a direção da MRS Logística para que a linha final não seja mais a Estação dos Estudantes e sim César de Souza. O objetivo é restaurar o imóvel, que ainda preserva muito das características originais, transformando num ponto de turismo permanente.
Fonte: O Diário de Mogi das Cruzes

Nenhum comentário: