sábado, 28 de março de 2009

SP vai anular 2 mil multas de rodízio






Motivo seria falha em equipamento após início do horário de verão. Secretaria diz que proprietários autuados serão avisados.


A Secretaria Municipal dos Transportes (SMT) vai anular aproximadamente 2 mil multas de rodízio que foram registradas indevidamente por alguns radares de fiscalização de trânsito de São Paulo. Uma barreira eletrônica e três radares fixos apresentaram falhas de programação e autuaram irregularmente veículos que teriam desrespeitado o rodízio municipal e caminhões que teriam trafegado em área onde são proibidos. A SMT informou que "os proprietários autuados receberão aviso de desconsideração de Notificação de Autuação ou aviso de cancelamento de penalidade". As falhas foram detectadas durante uma das vistorias periódicas que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) realiza nos radares.

saiba mais
Desrespeitar o rodízio foi infração que mais rendeu multas em SP em 2008
Chuva faz prefeitura de SP suspender multas de rodízio na tarde desta terça
A maior parte dessas infrações, 1.606, ao todo, foi registrada por três radares fixos de velocidade, que apresentaram problemas após o início do horário de verão, em outubro do ano passado. Por causa de falhas na programação, eles operaram durante a época do horário diferenciado com base no modelo tradicional - uma hora atrasado. Por isso, autuaram veículos por desrespeitarem o rodízio municipal, mesmo quando a regra não estava mais em vigor.


Area do rodízio de veículos em São Paulo compreende bairros das zonas Oeste, Sul e região central (Ilustração: Arte/G1)
O rodízio municipal é válido no fim do dia, das 17h às 20h, mas motoristas podem ter sido flagrados, por exemplo, às 20h20, pois, para o radar, ainda seriam 19h20. Esses radares estão instalados nas Avenidas Padre Pereira de Andrade e Paulo VI, ambas na região de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, e da Avenida Mutinga, em Pirituba, na Zona Norte da capital paulista. Outras 414 infrações irregulares foram registradas por uma barreira eletrônica na Rua Major Paladino, próxima à Rua Policastro da Cruz, na Vila Leopoldina. Neste caso, o equipamento autuou caminhões que teriam desrespeitado a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) - local onde os caminhões podem circular somente das 21h às 5h. Este local, no entanto, não faz parte da ZMRC. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário: