quarta-feira, 20 de maio de 2009

Morada Nova Luz receberá idosos em situação de rua

A prefeita de São Paulo em exercício inspecionou, na última terça-feira (19/05), a Morada Nova Luz, que irá começar a funcionar no início de julho. Com capacidade para atender cerca de 100 pessoas, irá transferir os idosos de albergues.


As instalações da Morada Nova Luz, que começará a funcionar no início de julho e abrigará idosos em situação de rua, foram inspecionadas na última terça-feira (19/05) pela prefeita de São Paulo em exercício. A Morada receberá idosos que possam se locomover, alimentar e cuidar da sua higiene sem o auxílio de terceiros.

Com capacidade para atender cerca de 100 pessoas, o prédio de oito andares localizado na rua Helvetia, em Campos Elíseos, conta com 38 apartamentos, todos com banheiros privativos e adaptados ao uso de pessoas da terceira idade ou com deficiência.

Em cada um dos andares será criado um salão de convívio com televisores, revistas e jogos. O projeto prevê também a instalação de lavanderia, refeitório, espaço para atendimento médico e assistência psicológica e social.

Iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, este novo modelo de moradia funcionará 24 horas por dia e terá como objetivo principal contribuir para a reinserção do indivíduo ao convívio social, por meio da reconstrução da cidadania e dos vínculos pessoais e familiares.

A prefeita em exercício, que também é secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, disse que a Morada Nova Luz será um lar para as pessoas que não têm condições de voltar para suas casas por não terem família, ou porque seus parentes as rejeitaram, ou porque perderam os vínculos.

Com a criação do novo abrigo, a Prefeitura espera que os residentes encontrem tranqüilidade e aproveitem o espaço como um ambiente familiar.

Outro aspecto relevante do projeto é que, ao transferir essas pessoas dos albergues para a nova moradia, a Prefeitura cria novas vagas para a assistência social. "Pretendemos, num prazo de dois anos, expandir este projeto, levando os 720 idosos que hoje estão nos albergues para moradias definitivas. Isso representa um grande avanço, pois cada vaga desocupada nos albergues abre uma nova vaga para o morador de rua", salientou a prefeita em exercício.

O programa Morada para Idosos Nova Luz será administrado em parceria com a Organização Social Associação Aliança de Misericórdia.


Hotel Arpege

O prédio que em 35 dias receberá os idosos em situação de rua era, na década de 1960, o hotel Arpege, que hospedava as pessoas que vinham do interior e de outros Estados para fazer compras em São Paulo.

Instalado próximo do local onde funcionava o Terminal Rodoviário da Luz, o prédio, que com o passar dos anos teve o nome mudado para Edifício Shapazian, será agora a Morada para Idosos Nova Luz.
Fonte. Site da prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário: