terça-feira, 13 de outubro de 2009

Moradores desabrigados em incêndio no Jaguaré são levados para clube municipal

Famílias chegaram a invadir prédios em construção na segunda.
Fogo destruiu mais de 200 barracos no domingo (11).

Moradores da favela no Jaguaré, em São Paulo, que foi destruída em um incêndio na noite de domingo (11), foram alojados em um clube municipal. Na tarde de segunda-feira (12), eles chegaram a invadir dois prédios em construção, e só deixaram os imóveis após uma negociação.

Um pelotão de guardas municipais chegou ao local para reforçar a segurança e garantir que outros prédios não fossem invadidos. A ação foi feita de surpresa, na hora do almoço, quando caiu uma forte chuva na região.

Um grupo de moradores derrubou os tapumes que isolavam um prédio. Depois, derrubaram um muro que separava a favela. Depois de três reuniões, representantes da Secretaria Municipal de Habitação e dos desabrigados entraram em acordo. As famílias que não tinham para onde ir foram levadas para um abrigo provisório
Já era noite quando os moradores começaram a deixar os prédios. Todos saíram pacificamente e foram para a rua esperar pelo transporte.

No total, quase mil pessoas ficaram desabrigadas. Segundo a prefeitura, 232 famílias foram cadastradas após o incêndio. Os barracos foram totalmente destruídos, e pouco sobrou no local.

Com o acordo, a área ficou praticamente vazia. Carros da guarda municipal começaram a carregar os colchões e objetos dos desabrigados. Elas foram levadas para o clube municipal, cadastradas novamente e receberam alimentação.

Dois salões de ginástica e os vestiários vão servir de abrigo. Agora, elas dependem da solidariedade. Donativos estão sendo levados para a sede de uma ONG chamada Sociedade Benfeitora. Durante o dia, mais de 100 carros levaram para lá as doações – peças de roupa, calçados, brinquedos, cobertores e comida. As doações também podem ser feitas na Subprefeitura da Lapa.
Fonte. globo.com.

Nenhum comentário: