quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Prefeitura de SP utiliza indicações de leitores do G1 em limpeza das ruas

Capital paulista gera 15 mil toneladas de lixo todos os dias.Despejar entulho e outros resíduos sólidos nas vias é proibido.
São Paulo produz 15 mil toneladas de lixo todos os dias, segundo informações da Prefeitura. Uma parte deste lixo, por vezes, fica amontoada por dias em vias, praças e canteiros da cidade, exalando mau cheiro e atraindo insetos e ratos. Durante mais de uma semana, internautas do G1 indicaram pontos da capital paulista onde o problema do lixo é crônico. Ao todo, foram apontados 210 endereços (veja mapa abaixo).

A Secretaria Municipal de Serviços informou que o “Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) acompanhou todas as indicações de locais com lixo e entulho e já encaminhou para os setores competentes para que façam a limpeza das ruas citadas”. Além do Limpurb, o serviço de limpeza, como o recolhimento de entulho, é feito em conjunto com a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. O G1 visitou alguns dos pontos indicados e, apesar do encaminhamento feito pelo Limpurb às subprefeituras, encontrou muito lixo espalhado na maioria dos lugares. Em muitos deles, é possível notar o descaso, decorrente de um misto de falta de educação e de informação da população.

Centro
Na região conhecida como Cracolândia, que abrange a região da Luz e trechos de bairros centrais, os problemas são evidentes. Moradores da área relatam que, logo após colocarem seus lixos na calçada ou lixeiras, pessoas que vivem em situação de risco os reviram em busca de algo que possa ser vendido ou trocado por droga ou até mesmo para se alimentar
Os moradores da Rua Helvetia e a Alameda Glete, por exemplo, na região central, vivenciam esta situação todos os dias. “Sempre foi assim. É um depósito de lixo a céu aberto. O lixo some, aparece, some de novo e aparece de novo. Mas sempre tem lixo aqui na Glete. É mau cheiro, barata e outros bichos”, reclamou a professora Maria Moraes, de 44 anos, e que mora na Alameda Glete há cinco anos. Outros pontos da cidade são utilizados como depósitos de entulho, de sobras de poda de árvores e até para descartar móveis de grande porte, como sofás e geladeiras. Um deles fica na alça de acesso da Avenida General Olímpio da Silveira com a Avenida Pacaembu, no sentido da Avenida Doutor Arnaldo.
A reportagem flagrou um ajudante de pedreiro de 20 anos, que não quis se identificar, despejando restos de uma obra de reforma no local. “Eu acho errado fazer isso, mas o patrão mandou. Se eu não cumprir, perco o meu trabalho”, disse. Segundo ele, a reforma estava sendo realizada em uma das casas da Avenida Pacaembu.

Lei municipal
De acordo com a lei de limpeza urbana (nº 13.478/02), é proibido o depósito de entulho, terra e resíduos de qualquer natureza, de massa superior a 50 kg em vias, passeios, canteiros, jardins e áreas e logradouros públicos. Quando há o flagrante a multa é de R$ 500, além da apreensão do veículo. Até esta quarta-feira (12), a Prefeitura já aplicou 2.551 multas em pessoas e empresas que jogavam entulho em vias públicas, arrecando o montante de R$ 1,3 milhão.

Na maioria das vezes, no entanto, a exposição do lixo em via pública, devido à demora para que seja recolhido, é o que mais incomoda os pedestres ou quem vive nas proximidades. É o que acontece, por exemplo, na Rua Coronel José Eusébio, ao lado do Cemitério da Consolação. “Passo por aqui todos os dias e de uns tempos para cá o lixo vem se acumulando. Alguns lugares como esse viram verdadeiros depósitos. É um descuido muito grande. As pessoas mesmo não cuidam do próprio lixo. Falta conscientização, não adianta culpar só a prefeitura”, afirmou a auxiliar administrativa Kelly Cristina de Moura, de 32 anos.

Para a Prefeitura, “é importante a participação da população” para que não se jogue lixo nas ruas e sejam respeitados os horários de coleta domiciliar. Para o descarte de resíduos sólidos, a Prefeitura dispõe de 37 ecopontos espalhados pela cidade. São áreas que recebem até 1 metro cúbico de entulho, poda de árvores, restos de móveis e materias recicláveis, gratuitamente. A relação dos ecopontos pode ser obtida no site www.limpurb.sp.gov.br. Além disso, a população pode colaborar dando sugestões, reclamações sobre entulho jogado em via pública e falta de varrição e informações sobre limpeza urbana pelo telefone do Alô Limpeza: 3397-1723 / 1724. E também deve estar atenta ao horário de coleta de lixo na região onde mora. No caso do descarte de entulho e outros materiais sólidos, é importante observar as seguintes dicas da Secretaria de Serviços: - Até 50 kg, as pessoas podem dispor o entulho em sacos de ráfia (plástico resistente) junto ao lixo domiciliar; - Até 1 metro cúbico, o entulho poderá ser levado até um ecoponto; - Acima de 200 litros, empresas de transporte de caçambas devem ser contratadas.
fonte G1.

Também fiz algumas observações no site da globo sobre o despejo de lixo em aluns pontos da Cohab 2
Para saber mais entre no site,
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1264897-5605,00-PREFEITURA+DE+SP+UTILIZA+INDICACOES+DE+LEITORES+DO+G+EM+LIMPEZA+DAS+RUAS.html

Nenhum comentário: