terça-feira, 11 de agosto de 2009

Conte Lopes homenageia Corpo Musical da Polícia Militar de SP dia 14/8


Na sexta-feira, 14/8, a Assembleia Legislativa de São Paulo realiza sessão solene para homenagear o Corpo Musical da Polícia Militar do Estado pelos seus 152 anos de existência. A solenidade foi pedida pelo 1º vice-presidente da Assembleia, deputado estadual Conte Lopes (PTB), que também é capitão da Polícia Militar.
O evento ocorrerá às 20 horas, no Plenário Juscelino Kubitschek. Durante a cerimônia, haverá apresentações do Coral Masculino e da Camerata do Corpo Musical e, após seu término, da Banda Sinfônica da PM.
Hoje, o Corpo Musical atua em solenidades militares e junto à comunidade prestando diversos serviços sociais, atingindo em média um milhão e meio de pessoas ao ano.
Além de grandes apresentações, a Banda da PM se apresenta em estações do Metrô e da CPTM, em terminais de ônibus, em projetos sociais, hospitais, casa de idosos e oficinas culturais
Fundado em 7/4/1857, com 17 componentes e mais um sargento mestre, o Corpo Musical a princípio tinha como função levar entretenimento aos praças aquartelados. Foram esses músicos que acompanharam os policiais pela estrada das Lágrimas, quando desciam a serra do mar rumo ao porto de Santos e, dali, rumo ao teatro de operações da guerra do Paraguai (1864-1870), recebendo-os, posteriormente, de retorno do front, quando retornavam a São Paulo.
Sua primeira apresentação pública foi em 6/11/1892, na inauguração do Viaduto do Chá. A partir daí, a banda passou a se apresentar em outros momentos importantes na Capital, como as inaugurações da Avenida Paulista e o Teatro Municipal. Nas comemorações dos 450 anos da cidade de São Paulo, realizada na Sala São Paulo, o Corpo Musical dividiu o palco com artistas como Agnaldo Rayol, Inezita Barroso e Demônios da Garoa.
Hoje, o Corpo Musical atua em solenidades militares e junto à comunidade prestando diversos serviços sociais, atingindo em média um milhão e meio de pessoas ao ano.
Além de grandes apresentações, a Banda da PM se apresenta em estações do Metrô e da CPTM, em terminais de ônibus, em projetos sociais, hospitais, casa de idosos e oficinas culturais
O grupo
Composto atualmente por 160 músicos, sob comando do capitão músico PM e maestro Renato Maximiano da Silva, o Corpo Musical é composto por diversas seções: Banda Sinfônica, Jazz Band, Quinteto de Metais, Quinteto de Cordas, Camerata e Coral Masculino. Por mês, cada segmento realiza cerca de 30 apresentações.
A Banda Sinfônica é considerada patrimônio histórico-cultural paulista e tem como característica a execução de peças eruditas e populares, diferindo de uma orquestra pelos instrumentos utilizados em sua formação. Contando com 58 componentes, dela são extraídos dois grupos: Jazz Band e Quinteto de Metais. O repertório é bastante eclético, composto por músicas populares brasileiras e internacionais, dobrados e marchas militares, hinos pátrios de praticamente todos os países, bem como pequenas peças eruditas que não exijam a aplicação de instrumentos exóticos.
Para o policial ingressar no Corpo Musical é necessário exercer por dois anos as atividades policiais para depois passar por uma avaliação. Geralmente os participantes são músicos por opção, uma vez que a PM não mantém cursos de formação, só de aperfeiçoamento, dentro da própria instituição. O trabalho com a música é feito em apenas metade da carga horária de serviço, pois os policiais músicos continuam a atuar no policiamento ostensivo.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Assembléia Legislativa de São Paulo

Nenhum comentário: