terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

MUITA FUMAÇA!

Fumante passivo sofre demais em São Paulo
Em São Paulo, 36% dos fumantes passivos apresentam um índice de monóxido de carbono elevado no organismo. Isso significa que essas pessoas, mesmo sem dar uma tragada sequer, estão expostas aos mesmos riscos de doenças que os fumantes. E a lista não é pequena: derrame cerebral, enfarte do coração, enfisema pulmonar, impotência sexual, câncer de pulmão, de garganta, de língua e por aí vai.
Só para se ter uma ideia da gravidade, 18,32% dos fumantes passivos apresentam tanto monóxido de carbono no corpo quanto um fumante leve, que consome no máximo um maço de cigarros por dia. Mas há casos ainda mais graves. Cerca de 2% dos fumantes passivos têm índices compatíveis aos de fumantes pesados, que consomem mais de dois maços por dia, o equivalente a mais de 40 cigarros diários.
Os números são de uma recente pesquisa realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, que avaliou 1.310 pessoas no estado. Os participantes realizaram o teste do monoxímetro, que mede o nível de monóxido de carbono no organismo.

Nenhum comentário: