quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Construção de corredor pode acabar com clube tradicional na zona leste de SP

Moradores querem desviar linha do monotrilho que ligará centro ao Itaim Paulista
Prestes a completar 80 anos e considerado patrimônio de um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, o Clube Esportivo da Penha, na zona leste, pode ser sacrificado para dar lugar ao corredor Celso Garcia, que vai ligar o Parque Dom Pedro, no centro, ao Itaim Paulista, na zona leste. O traçado previsto pela Prefeitura passa por cima da academia de ginástica, do salão social, da biblioteca, do centro médico, do ginásio, da piscina e de parte das árvores que dão ao lugar o apelido de pulmão verde da Penha. "Esse é o nosso pedaço de céu", diz o presidente da instituição, Dário Cardoso, de 65 anos.




O barulho feito por moradores e pela diretoria do clube contra o projeto do corredor fez a Secretaria Municipal de Transportes atrasar o processo de licitação para estudar uma alternativa. Mas a pasta ainda não confirmou se vai mesmo alterar o trajeto. "Não é possível que a única área verde do bairro seja destruída por causa do corredor", diz Cardoso. O clube, hoje com 15 mil sócios, tem uma área de 150 mil metros quadrados -, 80 mil são de vegetação.



O corredor Celso Garcia estava sendo projetado para ser uma faixa exclusiva de ônibus, mas a Prefeitura já admite a possibilidade de construir em alguns trechos viadutos com transporte sobre trilhos. Os moradores temem que a obra afete também o comércio da região. "Por onde passar vai azarar tudo", afirma Eugênio Cantero Sanchez, superintendente distrital da Associação Comercial.



Com o monotrilho, parte dos clientes do comércio deixará de passar pelas ruas mais movimentadas. Outra crítica feita ao projeto é à falta de interação com os moradores. "Já na primeira reunião que fizeram com a gente chegaram com o percurso do corredor pronto", comenta o presidente da Associação Leste de Engenheiros e Arquitetos de São Paulo, engenheiro civil Reinando Martinez Ruiz.



A Subprefeitura da Penha não quis se manifestar sobre o corredor por desconhecer os detalhes do projeto feito pela São Paulo Transporte (SPTrans). A Secretaria Municipal de Transportes, por sua vez, afirmou apenas que está estudando um novo traçado para o corredor no bairro. As informações são do Jornal da Tarde

Fonte. http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/construcao-de-corredor-pode-acabar-com-clube-tradicional-na-zona-leste-de-sp-20091125.html

Nenhum comentário: