quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Campinas investiga caso suspeito de doença da vaca louca

Paciente está internado com sintomas em hospital da cidade.


Nota informa que não existe transmissão da doença no Brasil.

Do G1 SP, com informações da EPTV






A Secretaria de Saúde de Campinas informou nesta quinta-feira (18) que investiga desde sexta-feira (12) um caso suspeito de contaminação pela doença de Creutzfeldt-Jakob, chamada popularmente de doença da vaca louca. O paciente está internado no Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas e já havia sido internado outra vez com os mesmos sintomas. A junta médica do hospital se reuniu na manhã desta quinta para discutir o caso.



Para preservar a privacidade do paciente e da sua família, a secretaria e o hospital não vão divulgar outras informações sobre o caso.



A Vigilância em Saúde informou ainda que "não há transmissão desta doença no Brasil e, portanto, não tem impacto na saúde pública ou impacto econômico". Também esclarece que "a doença não é transmitida de pessoa a pessoa e não exige medida de controle no Brasil".



Em humanos, os sintomas da doença são: contração muscular brusca e breve e demência. De acordo com os médicos, a doença se desenvolve principalmente em pessoas com mais de 50 anos de idade. Não existe tratamento.



A contaminação em pessoas ocorre pela ingestão de carne, frita ou cozida, de animais contaminados. Estudos apontam que a chance de desenvolver a doença por contaminação é de 5%. Os primeiros casos foram registrados na Europa em 1986. Cerca de 190 mil pessoas já contraíram a doença no mundo; nenhuma até hoje no Brasil.



Em setembro, o governo da Holanda confirmou que uma vaca de dez anos de idade foi identificada com o mal da vaca louca. É o primeiro caso em dois anos. Três pessoas já morreram naquele país após consumirem carne contaminada, segundo agências de notícias internacionais. As mortes ocorreram em 2005, 2006 e 2009.

Nenhum comentário: